Companheiros
Companheiros
Companheiros

O termo “Companheiro” tem para o escuteiro marítimo da IV secção o duplo significado de “homem do mar” e de “homem fraterno” (sendo aliás este sentido facilmente percetível no resto da população escutista e outra). Qualquer destas dimensões é de primordial importância na vivência da IV secção marítima. A origem da designação “Companheiro”, na tradição marítima portuguesa, vem de pertencer a uma “Companha”, termo que, curiosamente tanto se encontra no Litoral Centro como nos Açores.

A especificidade do Escutismo Marítimo justifica a existência de uma IV Secção marítima com identidade própria, capaz de assumir a vocação formativa que lhe é exigida, tirando partido do meio náutico, que proporciona aos jovens adultos um variadíssimo conjunto de atividades e experiências, não só no campo técnico, mas também no social, cultural, espiritual, ambiental, etc.

Esta é uma proposta com raízes portuguesas, que se apoia na tradição de um povo marcado pela vivência junto à água e que dela muitas vezes depende de forma dramática. As nossas referências são homens e mulheres genuínos que a vida fez solidários, francos, justos, simples, amantes da liberdade, respeitadores da vida, conhecedores e respeitadores da natureza (do mar ou rios em particular), hábeis na sua arte, etc.

Não poderemos encontrar aqui a essência dos valores do Homem Novo? É um ponto de partida que está bem ao nosso alcance. O resto é a rota de cada um!



Maritimos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.